Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade VEJA COMO FOI II ENCONTRO “A QUEIXA ESCOLAR: MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE” – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

VEJA COMO FOI II ENCONTRO “A QUEIXA ESCOLAR: MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE”

II ENCONTRO
“A QUEIXA ESCOLAR: MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE”
NA DEFESA INTRANSIGENTE E RADICAL DA VIDA!

Aconteceu hoje, 20/06/12, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com a presença de mais de 500 pessoas e transmissão online, o II Encontro sobre Queixa Escolar.
O evento foi organizado pelo Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade/ Núcleo Campinas e Região, pelo CRPSP/subsede Campinas, pelo Departamento de Pediatria da FCM/Unicamp, CIPED/Unicamp e SADA/ Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Abriram o encontro o Prof. Dr. Gabriel Hessel, coordenador do Depto de Pediatria que saudou os presentes falando sobre o histórico compromisso institucional com a defesa da vida e luta contra a medicalização, e a Profa Maria da Piedade Romeiro de Araújo Melo, da subside Campinas do CRPSP, que destacou a importância de todos os profissionais da saúde e da educação se unirem pela vida. A seguir, a Profa Maria Aparecida Affonso Moysés e a Profa Cecília Azevedo Lima Collares apresentaram as palestras “A Infância Medicalizada” e “A Educação na Era dos Transtornos”. À tarde, na mesa redonda “Possibilidades de Enfrentamento da Medicalização dos Processos Educacionais”, Claudia Perrotta, fonoaudióloga da Associação Palavra Criativa, e a Profa Maria Teresa Esteban do Valle, da Faculdade de Educação da UFF discutiram possibilidades reais de superação das chamadas “dificuldades de aprendizagem” pelo trabalho pedagógico, além de desmistificarem como alguns profissionais se empenham em capturar crianças e pais nas tramas de pretensas “doenças sem cura” que demandariam tratamentos especializados por toda a vida.

A cada discussão, mais pessoas, profissionais e familiares, descobrem que não estão sós e se agregam à DEFESA INTRANSIGENTE E RADICAL DA VIDA! O NÚCLEO CAMPINAS DO FÓRUM SE REÚNE NAS QUARTAS 3a f, ÀS 18 H

TODOS JUNTOS SOMOS FORTES!!