Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Pedagogia – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Biopolítica, arte de viver e Educação. por Pedro Angelo Pagni, Rodrigo Pelloso Gelamo, Sinésio Ferraz Bueno

Num momento em que a reflexão filosófica parece ter-se ausentado da atividade docente, os resultados apresentados nesta coletânea constituem em um contraponto à arte de governo pedagógico e a Biopolítica que a enreda, assim como à atual pragmática do ensino, indicando outras possibilidades do aprendizado da Filosofia na formação dos educadores e alternativas viáveis ao pensar a/na educação. Estes são os propósitos em torno dos quais gravitam as suas quatro partes, assim constituídas: Perspectivas da formação humana frete à Biopolítica; ética e difrença: desafios para…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Biopolítica, Educação, Pedagogia

Leia mais >>

A dislexia em questão por Giselle Massi

Pondo em xeque a utilização corrente do diagnóstico de dislexia para distinguir crianças cujo aprendizado da escrita difere do padrão, Giselle Massi apresenta neste livro um ponto de vista inovador. Ao analisar casos de alunos considerados disléxicos, a autora demonstra como é frágil e arbitrária a definição dessa suposta patologia, a qual – pautada em explicações genéticas, neurológicas, metabólicas, entre outras – permite que análises do processo de apropriação da escrita permaneçam restritas à esfera individual. Para embasar seu estudo, dialoga com um sólido corpo…


Gênero: Livro
Assuntos: Dislexia, Medicalização, Pedagogia, Psicologia

Leia mais >>

A Vigilância Punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância por Fabiola Colombani Luengo

Ano: 2010 Sinopse: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a indisciplina são na atualidade assuntos que aparecem com forte incidência no cotidiano escolar. Algumas condutas apresentadas pelas crianças, neste contexto, são vistas como indicativos de tal transtorno e isso vem contribuindo para que crianças ainda muito pequenas sejam encaminhadas pelos educadores aos profissionais da saúde, por apresentarem na escola comportamentos considerados indisciplinados, agitados e impulsivos. A presente pesquisa tem como principal objetivo, discutir a relação entre indisciplina e o diagnóstico de TDAH, a…


Gênero: Livro
Assuntos: Medicalização, Pedagogia

Leia mais >>

Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos por CRP-SP, GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR

Este livro apresenta um debate aprofundado sobre os processos de medicalização da sociedade. A partir da contribuição de várias áreas de conhecimento, como a Psicologia, a Medicina, a Fonoaudiologia e a Educação, os autores evidenciam o corrente reducionismo dos processos sociais relacionados à precarização das condições de vida e à uniformização de comportamentos, sentimentos, percepções e pensamentos, bem como discutem as implicações psicossociais da atribuição de patologias individuais a todos aqueles que fogem à norma abstrata e ideológica vigente. Assim, a profusão de diagnósticos de…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medica, Pedagogia, Psicologia

Leia mais >>

Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de Educação e Saúde por GT Educação e Saúde do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Durante o III seminário lançamos e distribuímos, gratuitamente, a 1ª edição revista das Recomendações de práticas não medicalizantes para profissionais e serviços de educação e saúde. Para você que não pode ir, disponibilizamos o material nesta página para download. Para baixar, Clique Aqui Gênero: LivroAssuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medicalização, Pedagogia, Prática Não Medicalizantes, Saúde Coletiva


Gênero: Livro
Assuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medicalização, Pedagogia, Prática Não Medicalizantes, Saúde Coletiva

Leia mais >>