Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade História da Psiquiatria – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

O livro negro da psicopatologia contemporânea por ALFREDO JERUSALINSKY, SILVIA FENDRIK

Nove autores brasileiros, nove autores argentinos, um mexicano e um francês expressam suas experiências em relação às categorias relacionadas à psiquiatria no diagnóstico. Entre as especialidades dos autores, medicina, psicologia, psiquiatria, psicanálise, e neurobiologia, através das quais buscam avaliar e analisar consequências individuais e coletivas, subjetivas e sociais, cientificas e ideológicas da captura de grandes contingents humanos em quadros descritivos de comportamento que, degundo eles, tendem a padronizar condutas. A obra discute, através da padronização das condutas, a fabricação em massa de psicofármacos, consumidos pela…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: DSM, História da Psiquiatria, Medicalização, Psicologia, Psicopatologização

Leia mais >>

O Poder Psiquiátrico por Michel Foucault

A História da loucura na idade clássica fazia a arqueologia da divisão segundo a qual, em nossas sociedades, o louco é separado do não-louco. O relato se encerra com a medicalização da loucura no início do século XIX. O curso que Michel Foucault consagra, em fins de 1973 e começo de 1974, ao ‘Poder psiquiátrico’ dá prosseguimento a essa história, mas mudando a orientação do projeto – trata-se agora de elaborar a genealogia da psiquiatria, da forma própria de ‘poder-saber’ que ela constitui. Para tanto,…


Gênero: Livro
Assuntos: Filosofia da Ciência, História da Ciência, História da Psiquiatria, Sociologia da Ciência

Leia mais >>

Os anormais por Michel Foucault

Pronunciado no Collège de France de janeiro a março de 1975, o curso sobre ‘Os Anormais’ dá continuidade às análises que Michel Foucault buscou consagrar, a partir de 1970, à questão do saber e do poder – poder disciplinar, poder de normalização, biopoder. É, portanto, uma peça indicada para acompanhar a formação, os prolongamentos e os desdobramentos das pesquisas de Foucault. Gênero: LivroAssuntos: Filosofia da Ciência, História da Ciência, História da Psiquiatria, Sociologia da Ciência


Gênero: Livro
Assuntos: Filosofia da Ciência, História da Ciência, História da Psiquiatria, Sociologia da Ciência

Leia mais >>

HISTORIA DA LOUCURA NA IDADE CLÁSSICA por Michel Foucault

Neste livro, o autor põe em xeque concepções firmadas sob o rótulo de possíveis verdades científicas, como no campo da medicina psiquiátrica, em que sua análise crítica atingiu a operacionalidade terapêutica das noções tradicionais de sanidade e loucura. Sumário – Prefácio; Stultifera navis; A Grande Internação; O Mundo Correcional; Experiências da Loucura; Os Insensatos; Introdução; O Louco no Jardim das Espécies; A Transcendência do Delírio; Figuras da Loucura; Médicos e Doentes; Introdução; O Grande Medo; A Nova Divisão; Do Bom Uso da Liberdade; Nascimento do…


Gênero: Livro
Assuntos: Filosofia da Ciência, História da Ciência, História da Psiquiatria, Sociologia da Ciência

Leia mais >>

Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada por Sandra Caponi

É crescente a lista de problemas que se transformaram em objeto de intervenção da psiquiatria: tristeza profunda, estado de angústia, dificuldade de aprendizagem e sentimento de fracasso – conflitos da vida social são agora pensados em termos médicos e tratados com medicamentos, o que pode ter consequências prejudiciais. Numa perspectiva crítica, a autora deste livro foi buscar na história os elementos que ajudam a entender como se naturalizaram essas explicações biológicas – e reducionistas – para as mazelas humanas, expandindo a psiquiatria e tornando-a uma…


Gênero: Livro
Assuntos: História da Ciência, História da Psiquiatria, Medicalização

Leia mais >>

O normal e o patológico por GEORGES CANGUILHEM

Esta obra aborda temas como – Existem Ciências do Normal e do Patológico?; Introdução ao Problema; Exame Crítico de alguns Conceitos; do Normal, da Anomalia e da Doença, do Normal e do Experimental; Norma e Média; Doença, Cura, Saúde; Fisiologia e Patologia, entre outros. Gênero: LivroAssuntos: Filosofia da Ciência, História da Ciência, História da Psiquiatria, Sociologia da Ciência


Gênero: Livro
Assuntos: Filosofia da Ciência, História da Ciência, História da Psiquiatria, Sociologia da Ciência

Leia mais >>

A ordem psiquiátrica: a idade de ouro do alienismo por Robert Castel

A ordem psiquiátrica,  de Robert Castel, é um passo a mais, e decisivo, na análise das condições concretas em que o fenômeno da loucura é apropriado como objeto de real  saber  e  poder  legítimo  por  instituições  socialmente  reconhecidas.  Reconhecidas precisamente  pelo  domínio  que  exercem  sobre  a  insanidade  e  seus  efeitos  nos indivíduos e coletividades. Em  seu  livro  anterior,  O  psicanalismo  (Graal,  1978),  Castel  traça  a  evolução  dos sistemas  psiquiátricos,  nas  suas  relações  com  o  saber  médico  e  com  os  aparelhos repressivos, que resulta num processo…


Gênero: Livro
Assuntos: História da Ciência, História da Psiquiatria, Medicalização, Psiquiatria

Leia mais >>