Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Biopolítica – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

MEDICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA DIFERENÇA E RACISMOS EM ALGUMAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PACIFICADORAS por Flávia Cristina Silveira Lemos, Franco Farias da Cruz, Giane Silva Souza

RESUMO: Esse artigo aborda teoricamente, considerando a contribuição de autores como Michel Foucault, Robert Castel e Gilles Deleuze, mas sobretudo, por meio de Foucault, as práticas educativas medicalizadas, na sociedade contemporânea que efetuam racismos por meio do biopoder em nome da cultura de paz, da educação para paz e da segurança. O texto ainda apresenta um conjunto de autores que possibilitam analisar a redução das diferenças por uma educação em direitos que forja consensos, mediados por utilitarismos, em uma política econômica em que o capital…


Gênero: Artigo
Assuntos: Biopolítica, Medicalização

Leia mais >>

The fever: HOW MALARIA HAS RULED HUMANKIND FOR 500,000 YEARS por Sonia Shah

In recent years, malaria has emerged as a cause célèbre for voguish philanthropists. Bill Gates, Bono, and Laura Bush are only a few of the personalities who have lent their names—and opened their pocketbooks—in hopes of curing the disease. Still, in a time when every emergent disease inspires waves of panic, why aren’t we doing more to eradicate one of our oldest foes? And how does a parasitic disease that we’ve known how to prevent for more than a century still infect 500 million people…


Gênero: Livro
Assuntos: Biopolítica, História da Medicina, Indústria Farmacêutica, Medicamento

Leia mais >>

Biopolítica, arte de viver e Educação. por Pedro Angelo Pagni, Rodrigo Pelloso Gelamo, Sinésio Ferraz Bueno

Num momento em que a reflexão filosófica parece ter-se ausentado da atividade docente, os resultados apresentados nesta coletânea constituem em um contraponto à arte de governo pedagógico e a Biopolítica que a enreda, assim como à atual pragmática do ensino, indicando outras possibilidades do aprendizado da Filosofia na formação dos educadores e alternativas viáveis ao pensar a/na educação. Estes são os propósitos em torno dos quais gravitam as suas quatro partes, assim constituídas: Perspectivas da formação humana frete à Biopolítica; ética e difrença: desafios para…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Biopolítica, Educação, Pedagogia

Leia mais >>

HOMO SACER – O PODER SOBERANO E A VIDA NUA por GIORGIO AGAMBEN

Em nossa época, o corpo biológico do cidadão veio a ocupar uma posição central nos cálculos e estratégias do poder estatal. A política tornou-se biopolítica, e o campo de concentração surge como o verdadeiro paradigma político da modernidade. Agamben, em sua investigação, traz à luz o vínculo oculto que desde sempre ligou a vida nua, a vida natural não politizada, ao poder soberano. E uma obscura figura do direito romano arcaico será a chave que permitirá uma releitura crítica de toda nossa tradição política –…


Gênero: Livro
Assuntos: Biopolítica

Leia mais >>