Publicação do Conselho Regional de Psicologia que inclui artigos sobre a medicalização da vida. A obra pode ser acessada no link http://www.crprj.org.br/publicacoes/livros/direitoshumanos.pdf Gênero: Coletânea, LivroAssuntos: Biopolítica, História da Psiquiatria, Medicalização, Psicologia
Leia mais >>
RESUMO: Esse artigo aborda teoricamente, considerando a contribuição de autores como Michel Foucault, Robert Castel e Gilles Deleuze, mas sobretudo, por meio de Foucault, as práticas educativas medicalizadas, na sociedade contemporânea que efetuam racismos por meio do biopoder em nome da cultura de paz, da educação para paz e da segurança. O texto ainda apresenta um conjunto de autores que possibilitam analisar a redução das diferenças por uma educação em direitos que forja consensos, mediados por utilitarismos, em uma política econômica em que o capital…
Leia mais >>
In recent years, malaria has emerged as a cause célèbre for voguish philanthropists. Bill Gates, Bono, and Laura Bush are only a few of the personalities who have lent their names—and opened their pocketbooks—in hopes of curing the disease. Still, in a time when every emergent disease inspires waves of panic, why aren’t we doing more to eradicate one of our oldest foes? And how does a parasitic disease that we’ve known how to prevent for more than a century still infect 500 million people…
Leia mais >>
Num momento em que a reflexão filosófica parece ter-se ausentado da atividade docente, os resultados apresentados nesta coletânea constituem em um contraponto à arte de governo pedagógico e a Biopolítica que a enreda, assim como à atual pragmática do ensino, indicando outras possibilidades do aprendizado da Filosofia na formação dos educadores e alternativas viáveis ao pensar a/na educação. Estes são os propósitos em torno dos quais gravitam as suas quatro partes, assim constituídas: Perspectivas da formação humana frete à Biopolítica; ética e difrença: desafios para…
Leia mais >>
Em nossa época, o corpo biológico do cidadão veio a ocupar uma posição central nos cálculos e estratégias do poder estatal. A política tornou-se biopolítica, e o campo de concentração surge como o verdadeiro paradigma político da modernidade. Agamben, em sua investigação, traz à luz o vínculo oculto que desde sempre ligou a vida nua, a vida natural não politizada, ao poder soberano. E uma obscura figura do direito romano arcaico será a chave que permitirá uma releitura crítica de toda nossa tradição política –…
Gênero: LivroAssuntos: Biopolítica
Leia mais >>