Recorrendo à antropologia e à sociologia para dissecar a história do medicamento em nossa sociedade, o autor examina seu objeto dos pontos de vista científico, social e comercial. Gênero: LivroAssuntos: Antropologia da Ciência, Indústria Farmacêutica, Medicamento
Leia mais >>
O livro é uma etnografia entre clientes e profissionais de clínicas de reprodução assistida. Com origem na tese de doutorado da autora, apresentada em 2004, ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional (UFRJ), analisa as novas tecnologias reprodutivas e a clonagem humana com base nas relações de parentesco e na noção de pessoa, tópicos fundamentais na antropologia. A reprodução como objeto de intervenção médica, as peculiaridades do campo de pesquisa sobre reprodução assistida, a família, o discurso biomédico, a construção cultural do corpo,…
Leia mais >>
As pesquisas antropológicas de Bruno Latour ganham nesta obra dimensão de teoria geral sobre o funcionamento da ciência moderna. Fazer antropologia da comunidade científica – por definição o grupo mais evoluído, racional e complexo do planeta (seja isto verdadeiro ou não) – parece algo impróprio. Mas tal questão se enfraquece quando se leva em conta a imagem da comunidade científica que emerge dos estudos de Latour, que preserva poucos traços da imagem que ela própria tem de si e divulga para o público. O autor…
Leia mais >>