Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Pesquisa do Metilfenidato | Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
pesquisa-do-metilfenidato

Pesquisa do Metilfenidato

O Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, composto por mais de 40 entidades e profissionais das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social dentre outras, vem por meio deste, informar alguns resultados obtidos em levantamento feito nos últimos meses, sobre a compra e dispensação do medicamento cloridrato de metilfenidato pelos Municípios Paulistas.

Para tanto, enviou aos Conselhos Municipais de Saúde de 645 municípios do estado de São Paulo, um questionário que foi respondido até o momento por 142 municípios. Destes, 87 municípios afirmam comprar o medicamento.

Apresentamos a seguir um gráfico contendo a quantidade de comprimidos comprados e dispensados, desde o ano de 2005 até o primeiro semestre de 2011.

O gráfico nos mostra a tendência crescente da compra e dispensação do medicamento metilfenidato pelos órgãos públicos, nos últimos cinco anos (de 29.000 comprimidos para 419.000, ou seja, um aumento em torno de 1.400%). Este fato é visto com muita preocupação por um conjunto significativo de profissionais e de estudos, no Brasil e no Exterior, de Universidades e Centros de Pesquisa renomados que têm questionado a utilização de remédios controlados e com fortes efeitos colaterais para crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na escolarização, seja de comportamento, seja de aprendizagem.

Encaminhamos, em anexo o Manifesto do Fórum, explicitando seus posicionamentos e finalidades, bem como para maiores esclarecimentos sobre o funcionamento do Fórum e para saber como participar das atividades, convidamos a conhecer o site www.medicalizacao.com.br, com várias informações nacionais e internacionais sobre o tema e indicações de estudos e de Seminários realizados sobre o assunto.

Colocamos a inteira disposição para informações adicionais através do e-mail abrapee@abrapee.psc.br ou pelo telefone (11) 3862-5359 com Kelly.
Comissão Executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Carla Biancha Angelucci

(Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP/SP)

Marilene Proença Rebello de Souza

(Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE)

Helena Rego Monteiro

(Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro – CRP/RJ)

Hélvio Moisés

(Mandato do vereador Eliseu Gabriel)

Clique aqui e confira o Ofício Circular FM Nº. 001/12, sobre pesquisa do metilfenidato