Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Núcleo de Irati e Região (Paraná) – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Núcleo de Irati e Região (Paraná)

O Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade foi organizado durante o “I Seminário Internacional A Educação Medicalizada: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos” – evento realizado em novembro de 2010 na cidade de São Paulo. Ao final do evento, foi gerado o Manifesto de lançamento do Fórum, expondo seus objetivos, diretrizes e propostas de atuação.O Fórum tem como objetivos articular entidades, grupos e pessoas para o enfrentamento e superação do fenômeno da medicalização, bem como mobilizar a sociedade para a crítica ao processo de medicalização da aprendizagem e do comportamento. É de fundamental importância que as discussões do Fórum se ampliem e, dentre as estratégias, destaca-se a criação de Núcleos Regionais em todo o Brasil.

O Núcleo de Irati (centro-sul/PR) foi lançado durante o I Congresso Internacional de Saúde Mental: A Medicalização da Vida, realizado em Irati nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2011. Nesta oportunidade foi realizado, também, o I Seminário Paranaense sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, que terminou com a formação do Núcleo. Destacamos a presença, como conferencistas do I Seminário Paranaense, Marilene Proença (USP/ABRAPEE), Maria Aparecida Moysés (UNICAMP), Cecília Collares (UNICAMP), Jason Gomes (Associação Palavra Criativa), Gisela Untoiglich (Universidade de Buenos Aires) e, estiveram presentes, também, professores de diferentes departamentos da Unicentro, acadêmicos, ex-alunos e comunidade em geral.

A Mesa Executiva do Núcleo foi formada pela psicóloga Aline Ariana Alcântara Anacleto (UTFPR), pela professora Juslaine Abreu-Nogueira (UEPR) e pelo professor José Alexandre de Lucca (UNICENTRO).

O Núcleo está num momento de consolidação e ampliação de suas atividades; mapeamentos e pesquisas sobre os processos de medicalização e temários afins, como, por exemplo, o consumo de Metilfenidato na região, pesquisa sobre os PLs (Projetos de Lei) com fundo medicalizante, criação e fortalecimento de parcerias com movimentos sociais, conselhos de controle social, secretarias de municípios, licenciaturas entre outras. Além disso, temos o grande desafio de auxiliar no processo de ampliação de núcleos na região Sul do país – PR, SC, RS.

Finalmente, dentre as atividades a serem realizadas pelo Núcleo de Irati, tem-se a organização do II Seminário Paranaense sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade.

Núcleo Irati e Região
E-mail: irati@medicalizacao.org.br

Composição da mesa (esquerda para direita): Juslaine Abreu-Nogueira (UEPR), José Alexandre de Lucca (UNICENTRO), Alayde Digiovanni (UNICENTRO/ABEP) e Aline Anacleto (UTFPR). A professora Alayde coordenou os trabalhos da composição da mesa executiva

           


 

 

           

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.