Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Lei institui o Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Lei institui o Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação

O Executivo sancionou a Lei nº 15.554, que institui o Dia Municipal de Luta contra a Medicalização da Educação, de autoria do vereador Eliseu Gabriel. A data ocorrerá sempre no dia 11 de novembro de cada ano e fica inserida no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo.

O que é medicalização?

Entende-se por medicalização o processo que transforma questões de diferentes ordens – política, social, cultura, afetiva – em ‘‘doenças’’, ‘‘transtornos’’, ‘‘distúrbios’’, como se fossem problemas médicos.

O vereador Eliseu Gabriel faz parte do Movimento Contra a Medicalização e participou do 1º e 2º Seminário Internacional sobre Educação Medicalizada – Dislexia, TDAH e Outros Supostos Transtornos. Para o parlamentar, ‘‘os que buscam a construção de políticas públicas que de fato respondam às finalidades de uma escola democrática e de qualidade não podem ignorar os questionamentos referentes à medicalização’’.