Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade IV Seminário Internacional A Educação Medicalizada: DESVER O MUNDO, PERTURBAR OS SENTIDOS | Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

IV Seminário Internacional A Educação Medicalizada: DESVER O MUNDO, PERTURBAR OS SENTIDOS

11141547_10206709238952501_1484989702_o

“Era preciso desver o mundo
para encontrar nas palavras
novas coisas de ver”
(Manoel de Barros – O menino do mato).

 

 

 

 

 

O Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e a Universidade Federal da Bahia apresentam o IV Seminário Internacional “A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos”.

Medicalização é o processo artificial por meio do qual se ocultam questões históricas, políticas, culturais, econômicas, sociais e afetivas do fenômeno, reduzindo sua complexidade a supostas doenças, transtornos ou distúrbios individuais. Em outras palavras, a medicalização envolve um tipo de racionalidade determinista que vincula características comportamentais a questões biológicas e orgânicas do sujeito, supostamente único responsável pela inadaptação às normas e padrões  sociais dominantes. Nesse processo, a medicalização deixa de cuidar com atenção de nossas feridas históricas.

No Brasil, a necessidade de criar articulações sobre o tema resultou na organização do I Seminário Internacional, em 2010, ao longo do qual foi fundado o Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Desde então, diversas foram as ações do Fórum, dentre as quais a realização de eventos locais, regionais e internacionais.

Dando continuidade às edições anteriores, o IV Seminário Internacional Educação Medicalizada tem por objetivos: problematizar os olhares e práticas dominantes em relação às diferenças; aprofundar a construção de propostas de pesquisa e atuação profissional que operem rupturas em relação à lógica medicalizante; e consolidar a articulação  profissionais, pesquisadores e ativistas no enfrentamento à medicalização da vida.

Para tanto, foi montada uma programação buscando contemplar a diversidade de áreas interessadas no tema: educação, farmácia, filosofia, fonoaudiologia, história, neurociências, psicologia, psiquiatria, comunicação e artes.

Conheça nossa programação, as normas de apresentação de trabalho e inscreva-se! O evento é integralmente gratuito e emitirá certificado de participação.

DATA: 01 e 04 de setembro de 2015
LOCAL: Senai CIMATEC – Salvador-BA
GRATUITO, Vagas limitadas! Sujeito à lotação do auditório!

Acesse o hotsite do evento http://seminario.medicalizacao.org.br/