Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade II SEMINÁRIO DA BAIXADA SANTISTA SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE: FABRICANDO DOENÇAS E APRISIONANDO VIDAS – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

II SEMINÁRIO DA BAIXADA SANTISTA SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE: FABRICANDO DOENÇAS E APRISIONANDO VIDAS

Data: 23/10/12

Hora: 18h30
LOCAL: SESC SANTOS
R. Conselheiro Ribas, 126

O aumento significativo do uso de medicamentos em crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e/ou com “problemas de comportamento”, especialmente o Metilfenidato, tem preocupado vários segmentos da sociedade que lutam por uma educação de qualidade e pela garantia dos seus direitos. O Brasil é o primeiro maior consumidor de antidepressivos e o segundo maior consumidor do medicamento metilfenidato, conhecido como Ritalina. Em Santos por exemplo, de 2008 para 2010 ocorreu um aumento de mais de 150% na distribuição desse medicamento pela Prefeitura aos serviços de saúde.
Diante desses fatos, há que se questionar o processo de adoecimento massivo da sociedade, onde crianças e jovens estão sendo diagnosticados como portadores de distúrbios do comportamento ou da aprendizagem a partir de um referencial exclusiva-mente biológico. Quais as consequências para o seu desenvolvimento quando não avaliamos e não intervimos no contexto no qual estão inseridos? Como as famílias, os educadores, os profissionais da saúde e os demais atores sociais têm respondido a essa realidade, na qual crianças e jovens que são tidos como “problema”, são encaminhados para o médico ou para a justiça resolver?

CONVIDADOS
Carolina Correia da Costa – Professora formada em Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos. Trabalha na Rede Municipal de Santos e São Vicente desde 1998, atuando no momento como Orientadora Educacional na área continental de Santos e como Professora do EJA.
Gabriela Gramkow – Doutora e Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Atua na área de Psicologia Social, Jurídica e Clínica, principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Justiça, Adolescência e Violência. Conselheira e membro da Diretoria do CRP SP (gestão 2010-2013)
Maria Elvira Falcão Paiva Magalhães – Psicóloga há 21 anos com especialização em Psicossomática Psicanalítica e experiência na área escolar, na formulação de políticas públicas de saúde e no atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos. Atua, no momento, como Orientadora Educacional do Colégio Universitas e como Psicóloga no Ambulatório de Saúde Mental Infantil de Santos e em consultório particular.
Mariana A. Nasser – Médica Sanitarista, Mestranda em Medicina Preventiva pela USP, Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente do Centro Escola Samuel B. Pessoa da FMUSP.
COORDENAÇÃO
Marilene Proença R. de Souza – Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar pela USP, Professora do curso de Pós Graduação em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, membro do CFP e da ABRAPEE

INSCRIÇÕES
http://www.crpsp.org.br/baixada/agenda/default.aspx
INFORMAÇÕES (13) 3235-2324

APOIO
– SESC Santos
– Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
– Colégio Universitas
– Vereador Reinaldo Martins

 

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO: