Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade I SIMPÓSIO INTERNACIONAL e I SIMPÓSIO BAIANO MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE: CIÊNCIA OU MITO? – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL e I SIMPÓSIO BAIANO MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE: CIÊNCIA OU MITO?

De 29 a 31 de maio de 2012

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 

1º dia: 29/05

8h30: Mesa de abertura, com autoridades das instituições envolvidas na organização do evento.

9h-12h: Conferência de abertura “Medicalização do comportamento e da aprendizagem: o obscurantismo reinventado”. Com a Profa. Dra. Maria Aparecida Affonso Moysés (Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP).

Cultural

14h-17h: Simpósio “Práticas de superação da lógica medicalizante na educação”. Com a Profa. Dra. Cecilia Collares (Faculdade de Educação da UNICAMP); a Profa. Dra. Adriana Marcondes Machado (Instituto de Psicologia da USP) e a Profa. Beatriz de Paula Souza (Instituto de Psicologia da USP).

Cultural

2º dia: 30/05

9h-12h: Simpósio “Direitos Humanos e Políticas públicas medicalizantes de educação e saúde”. Com a Profa. Dra. Lygia de Sousa Viégas (Faculdade de Educação da UFBA e Secretaria Executiva do Núcleo Bahia do Fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade); a Profa. Dra. Rosângela Costa Araújo (Faculdade de Educação da UFBA); Dr. Iordan Gurgel (Médico Psiquiatra, Psicanalista (EBP/AMP), Coordenação de Saúde Mental da SESAB) e o Dr. Carlos Martheo Guanaes Gomes (Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca da Capital – defesa da saúde da criança e do adolescente).

Cultural

14h-17h: Simpósio “Medicalização da atenção e do comportamento: discutindo o TDAH”. Com o Dr. Leon Benasayag (Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires); a Dra. Gisela Untoiglich (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Buenos Aires); Prof. Dr. Marcelo Frederico Augusto dos Santos Veras (FAPEX-UFBA/UFRB),

Cultural

3º dia: 31/05

9h-12h: Simpósio “Dislexia: um suposto transtorno de aprendizagem”. Com o Dr. Steven Strauss (Departamento de Neurologia do Hospital Franklin Square); a Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry (Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP) e a Profa. Cláudia Mazzini Perrota (Associação Palavra Criativa).

Cultural

14h-17h: Simpósio “Fórum sobre a medicalização da Educação e da Sociedade e ForumAdd”. Com a Profa. Maria Izabel Ribeiro (Secretaria Executiva do Núcleo Bahia do Fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade); Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci (Secretaria Executiva do Fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade); a Profa. Helena Rego Monteiro (Secretaria Executiva do Fórum sobre a medicalização da educação e da sociedade); e a Dra. Gisela Untoiglich (ForumAdd – Argentina).

Cultural

Inscrições:
cursosmedicalizacao@gmail.com