Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Medicalização – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar por Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a história das explicações das dificulddes de escolarização das crianças das classes populares, em especial a versão que patologiza o fenômeno, através da análise de conteúdo do discurso médico sobre as concepções de higiene pública e de higiene escolar e do papel do médico na escola nas teses inaugurais da Faculdade de Medicina da Bahia na segunda metade do século XIX. Foram submetidas a análise de conteúdo cinco teses que traziam a questão da higiene das escolas em…


Gênero: Artigo, Fracasso escolar, Medicalização, Saúde escolar
Assuntos: Fracasso Escolar, Medicalização, Saúde escolar

Leia mais >>

A Medicalização do Corpo Feminino por Elisabeth Meloni Vieira

A partir do século XIX, o interesse científico em entender o corpo feminino se torna um componente fundamental para consolidar a medicalização da mulher.  Com isso, a medicina da mulher começa a evoluir: a princípio com uma visão que privilegiava meramente a reprodução, depois para o reconhecimento da mulher como um ser “útil” à sociedade.  A dinâmica dessa transformação é tema deste livro, onde a autora também dedica parte da obra para explicar o movimento de resistência de algumas mulheres e a dificuldade que muitas…


Gênero: Livro, Medicalização
Assuntos: Feminino, Medicalização

Leia mais >>

A verdade sobre os laboratórios farmacêuticos

Há muito a indústria farmacêutica vem sendo acusada de se afastar de sua missão original de descobrir e fabricar medicamentos úteis para, em vez disso, transformar-se em gigantescas máquinas de marketing. Em A VERDADE SOBRE OS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS, a Dra. Marcia Angell — ex-editora chefe do New England Journal of Medicine e atualmente integrante do Departamento de Medicina Social da Harvard Medical School — demonstra como a indústria farmacêutica, corrompida por lucros fáceis e pela ganância, engana e explora seus consumidores. E defende uma mudança…


Gênero: Indústria Farmacêutica, Livro, Medicalização

Leia mais >>

A psiquiatria no divã: entre as ciências da vida e a medicalização da existência por Adriano Amaral de Aguiar

Em ‘A Psiquiatria no divã’, Adriano de Aguiar descreve os modos de funcionamento dos discursos e práticas da psiquiatria contemporânea, marcada pela hegemonia da psiquiatria biológica, procurando entender não o que ela é, mas como ela funciona, quais os dispositivos a que ela se conecta e que novas realidades e subjetividades ela traz. Um estudo instigante que transcende a discussão sobre a clínica psiquiátrica e contribui para a reflexão sobre a sociedade contemporânea. Gênero: DSM, Livro, Medicalização, Psiquiatria


Gênero: DSM, Livro, Medicalização, Psiquiatria

Leia mais >>

Medicalização da saúde e exclusão social por Mariza Romero

Neste livro, a historiadora Mariza Romero estuda como vários argumentos favoráveis à eugenia perpassaram a mentalidade de médicos, técnicos, políticos e intelectuais em relação à saúde pública, em São Paulo, nas primeiras décadas do século 20. A autora desvenda as formas de discursos supostamente científicos desses personagens em relação a minorias ­ negros, imigrantes, pobres, mendigos e doentes ­, que para elas compunham um único bloco de pessoas socialmente indesejáveis. O controle social também é aqui estudado em suas ramificações e conseqüências sociais avassaladoras, resultando…


Gênero: Livro, Medicalização
Assuntos: Livro, Medicalização

Leia mais >>

Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos

Este livro apresenta um debate aprofundado sobre os processos de medicalização da sociedade. A partir da contribuição de várias áreas de conhecimento, como a Psicologia, a Medicina, a Fonoaudiologia e a Educação, os autores evidenciam o corrente reducionismo dos processos sociais relacionados à precarização das condições de vida e à uniformização de comportamentos, sentimentos, percepções e pensamentos, bem como discutem as implicações psicossociais da atribuição de patologias individuais a todos aqueles que fogem à norma abstrata e ideológica vigente. Assim, a profusão de diagnósticos de…


Gênero: Livro, Medicalização

Leia mais >>