Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Coletânea – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Orientação à Queixa Escolar por Beatriz Paula Souza

Queixas escolares são mais de dois terços da demanda infanto-juvenil aos psicólogos, em equipamentos públicos de saúde, clínicas-escola e outras clínicas psicológicas. A maioria das respostas dos psicólogos – e dos psicopedagogos – a esses pedidos de ajuda tende a individualizar e patologizar características da própria criança e de sua família, responsabilizando-as pelas dificuldades escolares. Este livro apresenta uma modalidade de atendimento psicológico que pretende preencher tais lacunas: a Orientação à Queixa Escolar, que vem sendo desenvolvida há mais de dez anos no Instituto de…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Educação, Medicalização, Queixa Escolar

Leia mais >>

En la infancia los diagnósticos se escriben con lápiz La patologización de las diferencias en la clínica y la educación por Gisela Untoiglich

Esta obra explora en las promesas y los mitos de la ciencia moderna y deconstruye supuestas evidencias científicas de pretendidos diagnósticos, como el TDAH, la dislexia, el TGD. Analiza la época y sus malestares, los diagnósticos, como coartada de una clínica que cada vez se vuelve más burocrática y menos humanizada. Profundiza en el paradigma de la inclusión educativa, sin dejar de cuestionarse aquello que excluye. Realiza propuestas de abordaje clínico y educacional que posibiliten otros modos de pensar las intervenciones con niños que manifiestan…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Educação, Medicalização, Patologização, Psicologia

Leia mais >>

Biopolítica, arte de viver e Educação. por Pedro Angelo Pagni, Rodrigo Pelloso Gelamo, Sinésio Ferraz Bueno

Num momento em que a reflexão filosófica parece ter-se ausentado da atividade docente, os resultados apresentados nesta coletânea constituem em um contraponto à arte de governo pedagógico e a Biopolítica que a enreda, assim como à atual pragmática do ensino, indicando outras possibilidades do aprendizado da Filosofia na formação dos educadores e alternativas viáveis ao pensar a/na educação. Estes são os propósitos em torno dos quais gravitam as suas quatro partes, assim constituídas: Perspectivas da formação humana frete à Biopolítica; ética e difrença: desafios para…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Biopolítica, Educação, Pedagogia

Leia mais >>

The Riks of Prescription Drugs por Donald W. Light

Few people realize that prescription drugs have become a leading cause of death, disease, and disability. Adverse reactions to widely used drugs, such as psychotropics and birth control pills, as well as biologicals, result in FDA warnings against adverse reactions. The Risks of Prescription Drugs describes how most drugs approved by the FDA are under-tested for adverse drug reactions, yet offer few new benefits. Drugs cause more than 2.2 million hospitalizations and 110,000 hospital-based deaths a year. Serious drug reactions at home or in nursing…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: História da Medicina, Medicamento, Novas Tecnologias, Pesquisa Científica, Sociologia da Ciência

Leia mais >>

O livro negro da psicopatologia contemporânea por ALFREDO JERUSALINSKY, SILVIA FENDRIK

Nove autores brasileiros, nove autores argentinos, um mexicano e um francês expressam suas experiências em relação às categorias relacionadas à psiquiatria no diagnóstico. Entre as especialidades dos autores, medicina, psicologia, psiquiatria, psicanálise, e neurobiologia, através das quais buscam avaliar e analisar consequências individuais e coletivas, subjetivas e sociais, cientificas e ideológicas da captura de grandes contingents humanos em quadros descritivos de comportamento que, degundo eles, tendem a padronizar condutas. A obra discute, através da padronização das condutas, a fabricação em massa de psicofármacos, consumidos pela…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: DSM, História da Psiquiatria, Medicalização, Psicologia, Psicopatologização

Leia mais >>

Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos por CRP-SP, GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR

Este livro apresenta um debate aprofundado sobre os processos de medicalização da sociedade. A partir da contribuição de várias áreas de conhecimento, como a Psicologia, a Medicina, a Fonoaudiologia e a Educação, os autores evidenciam o corrente reducionismo dos processos sociais relacionados à precarização das condições de vida e à uniformização de comportamentos, sentimentos, percepções e pensamentos, bem como discutem as implicações psicossociais da atribuição de patologias individuais a todos aqueles que fogem à norma abstrata e ideológica vigente. Assim, a profusão de diagnósticos de…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medica, Pedagogia, Psicologia

Leia mais >>

PESQUISAR NA DIFERENÇA UM ABECEDÁRIO por CLECI MARASCHIN, MARIA LIVIA DO NASCIMENTO, TANIA MARA GALLI FONSECA

Inspirado no Abecedário de Gilles Deleuze, este livro se propõe a criar um abecedário a partir de palavras propostas pelo processo de pesquisar. A proposta é afirmar um modo especial de pesquisar, relacionando-o a um processo de produzir fissuras no duro gelo das subjetivações instituídas, um quebra-cabeça por cujas fendas possíveis se deixe entrever aquilo que é denominado de pensamento. Para tanto, se buscou o encontro de parcerias no território nacional na busca constituir o livro como obra de um coletivo, tecido por uma pequena…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Sociologia da Ciência

Leia mais >>

Por uma Filosofia Empírica da Atenção à Saúde: olhares sobre o campo biomédico por Kenneth Rochel de Camargo J, Maria Inês Nogueira

As metodologias qualitativas, largamente usadas pelas ciências sociais, podem contribuir para a compreensão de aspectos singulares e subjetivos da atenção à saúde e da biomedicina. O volume em questão reúne contribuições de um grupo da pós-graduação em saúde coletiva do Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj que defende essa abordagem para a pesquisa em atenção à saúde. “A possibilidade de aprendizado com antigos saberes médicos,… como proposta de uma revitalização paradigmática, surge de forma instigante e provocadora, suscitando novas reflexões e debates”. Nesse contexto,…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Atenção Primária, Filosofia Empírica, Saúde Coletiva

Leia mais >>

Medicalização da educação e da sociedade por Elaine Cristina de Oliveira, Liliane Alves da Luz Teles, Lygia de Sousa Viégas, Maria Izabel Souza Ribeiro

Resultado dos debates realizados no I Simpósio Internacional e I Simpósio Baiano Medicalização da Educação e da Sociedade: ciência ou mito?, o livro tem por objetivo aprofundar o debate em torno da educação medicalizada. “A expectativa, com a publicação deste livro, é que a qualidade envolvida no evento possa atingir outros interessados no tema, contribuindo, assim, com a discussão crítica da medicalização da educação e da sociedade, na direção de uma sociedade que respeite as diferenças e promova uma educação de qualidade, socialmente referenciada, para…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medicalização

Leia mais >>

Novas Capturas, Antigos Diagnósticos na Era dos Transtornos

Organização: Cecília Azevedo Lima Collares, Maria Aparecida Affonso Moysés e Mônica Cintrão França Ribeiro Os processos de medicalização e patologização da vida e da política são crescentes no mundo contemporâneo, assumindo proporções que conseguem nos surpreender – e até assustar – novamente, a cada dia… As diferenças que caracterizam e enriquecem a humanidade são tornadas transtornos. Desigualdades são escamoteadas, transformadas em doenças. As questões coletivas, de ordem política, social, econômica, cultural, afetiva, que afligem milhões de pessoas, são transformadas em individuais e reapresentadas como doenças,…


Gênero: Coletânea, Livro
Assuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medicalização

Leia mais >>