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A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação por Renata Guarido
RESUMO Este estudo analisa criticamente as mudanças observadas no tratamento do sofrimento psíquico na história recente, apontando a contribuição de fatores como: a padronização de sintomas trazida pelas sucessivas edições da série DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os resultados de pesquisas na neurociência – que tentam fundamentar o funcionamento psíquico em bases orgânicas – e o grande desenvolvimento dos psico-fármacos, fruto de maciços investimentos financeiros. A ação desse conjunto de fatores teve por efeito a perda da noção de sentido/significado dos sintomas…
Medicalização do corpo na infância – Considerações acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade por Mariana de Araujo Fiore
Resumo É inquietante o número crescente de diagnósticos infantis, principalmente o que chamamos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Podemos dizer que este diagnóstico tem se alastrado de forma generalizada e implica, entre outras coisas, a medicalização das crianças que são nomeadas por ele. Este artigo traz alguns aspectos para a reflexão em torno do fenômeno contemporâneo da medicalização e seus desdobramentos na infância. Procura ressaltar como a produção de diagnósticos está atrelada ao uso de novas tecnologias do corpo e tem…
Biomedicalization: Technoscientific Transformations of Health, Illness, and U.S. Biomedicine por Adele E. Clarke, Janet K. Shim, Jennifer R. Fishman, Jennifer Ruth Fosket, Laura Mamo
http://www.jstor.org/stable/1519765 Gênero: ArtigoAssuntos: Medicalização
A Physis da saúde coletiva por Joel Birman
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000300002 Gênero: ArtigoAssuntos: Medicalização
Resposta aos meus críticos por Thomas Armstrong
Em resposta ao artigo “Porque desinformação, falta de raciocínio científico e ingenuidade constituem uma mistura perigosa” (http://www.thomasarmstrong.com/articles/add_myth.php), primeiramente, gostaria de dizer que ressinto a sugestão dos autores de que eu me aproveito do sofrimento das famílias ao oferecer curas ineficazes ou milagrosas, ou a de que pretendo explorar financeiramente o sofrimento alheio. Tenho sido um educador nos últimos quarenta anos, e em grande parte desse tempo, com um salário muito baixo. Comecei a investigar a questão do TDAH (na época chamada ‘síndrome da hipercinética’)…
MEDICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA DIFERENÇA E RACISMOS EM ALGUMAS PRÁTICAS EDUCATIVAS PACIFICADORAS por Flávia Cristina Silveira Lemos, Franco Farias da Cruz, Giane Silva Souza
RESUMO: Esse artigo aborda teoricamente, considerando a contribuição de autores como Michel Foucault, Robert Castel e Gilles Deleuze, mas sobretudo, por meio de Foucault, as práticas educativas medicalizadas, na sociedade contemporânea que efetuam racismos por meio do biopoder em nome da cultura de paz, da educação para paz e da segurança. O texto ainda apresenta um conjunto de autores que possibilitam analisar a redução das diferenças por uma educação em direitos que forja consensos, mediados por utilitarismos, em uma política econômica em que o capital…
Os bio-diagnósticos na era das cidadanias biológicas por Luciana Vieira Caliman
Acesse o artigo nesse link. Gênero: ArtigoAssuntos: Psicologia, Psiquiatria
O médico higienista na escola: as origens históricas da medicalização do fracasso escolar por Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a história das explicações das dificulddes de escolarização das crianças das classes populares, em especial a versão que patologiza o fenômeno, através da análise de conteúdo do discurso médico sobre as concepções de higiene pública e de higiene escolar e do papel do médico na escola nas teses inaugurais da Faculdade de Medicina da Bahia na segunda metade do século XIX. Foram submetidas a análise de conteúdo cinco teses que traziam a questão da higiene das escolas em…
Assuntos: Fracasso Escolar, Medicalização, Saúde escolar
Os Equívocos do Artigo “Os Equívocos e Acertos da Campanha ‘Não à Medicalização da Vida’”
Artigo publicado na edição de dezembro/2013 da Psicologia em Pesquisa, como direito de resposta aos equívocos do artigo “Os Equívocos e Acertos da Campanha ‘Não à Medicalização da Vida’” Autores: Lygia de Sousa Viégas* Universidade Federal da Bahia (Bahia), Brasil Jason Gomes* Universidade Federal de São Paulo (São Paulo), Brasil Ariane Rocha Felício de OliveiraI* Universidade Federal da Bahia (Bahia), Brasil * Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Para baixar, clique aqui Gênero: ArtigoAssuntos: Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, Medicalização