A violência cotidiana do espaço urbano é um problema social que está presente nas escolas, manifestando- se de diversas formas, desde o uso e abuso de drogas, o movimento de gangues ligadas ou não ao narcotráfico, até conflitos internos, de alunos entre si e entre estes e seus professores. Isto não deveria acontecer, pois a escola é lugar de formação da ética e da moral dos que ali convivem, sejam alunos, educadores e famílias. É neste cenário que este evento se insere, no sentido de possibilitar um amplo debate das questões apontadas e trazer caminhos inspiradores para enfrentá-las, de modo a contribuir com reflexões e encaminhamentos para a transformação desta realidade.
Objetivos:
Contribuir com a reflexão teórico-prática sobre os problemas escolares relacionados à violência, bem como divulgar boas práticas de gestão participativa e outras, na resolução de conflitos gerados pela violência nas escolas.
. Compartilhar a prática das assembleias escolares no encaminhamento de soluções para os problemas enfrentados no cotidiano escolar.