Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Como montar um Núcleo do Fórum? – Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Como montar um Núcleo do Fórum?

O Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade é um movimento social que agrega diferentes atores da sociedade, de instituições, autarquias, movimentos sociais, pesquisadores, núcleos e grupos de pesquisa, ativistas da saúde e da educação, profissionais da ponta dos serviços e do chão da escola e muitos outros!

Como você pode perceber, o nosso caráter é múltiplo, e por isso cada Núcleo se formou e funciona de diferentes maneiras.

O Fórum defende que a vida é múltipla e diversa, e por isso, não determinamos um único tipo de funcionamento. Em nossa seção de núcleos você pode verificar que cada um tem um tipo de funcionamento e atuação.

As reuniões que ocorrem entre os membros de cada núcleo não precisam ser realizadas em nenhuma instituição formal, pode ocorrer em parques, praias, bibliotecas, salas de universidade, ou na sala da sua casa. O que prezamos é a potência do encontro de pessoas que dividam conosco os anseios e pautas para criar estratégias e compartilhar experiências de enfrentamento da medicalização. Vamos criar um dia municipal? Um blog? Um vídeo? Um livro? Cada uma dessas estratégias é válida, mas nenhuma é obrigatória.

O que é necessário é o contato de uma ou algumas pessoas de referência, o que chamamos em alguns núcleos de Secretaria Executiva. Em muitos núcleos a criação esteve associada a um evento, seminário ou palestra. Mas esse formato tampouco é necessário, você pode propor uma roda de conversa e fundar um núcleo, pode inclusive convidar outros membros do Fórum do Brasil todo a participar via internet.

O núcleo é um elemento fundamental para luta do Fórum. A lógica da medicalização é muito forte em pequenos e médios municípios onde a onda dos supostos transtornos entra dentro da lógica de acesso e serviços diferenciados, muitas vezes associados ao aumento na verba de repasses da educação especial.

Ao formar um núcleo, você terá acesso a um endereço de e-mail e também poderá articular ações com outros membros do Fórum.

Para mais informações e articulações, escreva para secretaria@medicalizacao.org.br