Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade Audiência Pública – dia 30/05/2012 | Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade
audiencia-publica

Audiência Pública – dia 30/05/2012

Audiência Pública

JUDICIALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE NA BAIXADA SANTISTA

Judicializar e Patologizar são transformar questões de ordem social, educacional, política, afetiva em “doenças individuais”. Nesse processo, que gera sofrimento psíquico, a criança ou adolescente são responsabilizados pelos problemas decorrentes, enquanto governos, autoridades e profissionais são eximidos de suas responsabilidades.

Esta Audiência Pública é uma oportunidade para reflexão conjunta, na busca de novas possibilidades, outros olhares para os problemas na área da educação e saúde. Respeitando-se as diferenças e buscando novas soluções para antigos problemas, convidamos a todos à contribuir com esse debate.

Debatedores convidados

Dr. Stéfanis Caiaffo
Professor Adjunto de Psicologia e Política da Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador do GEPEX/DH (Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Políticas de Segurança, Justiça Criminal e Direitos Humanos) e do Laboratório de Artes do Corpo, ambos na UNIFESP. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente dedica-se a pesquisar temáticas ligadas à violência, ao crime e às formas atuais de tutela e punição.

Dra. Maria Izabel Calil Stamato
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, Especialista em Estatuto da Criança e do Adolescente, Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos, Supervisora de Psicologia Institucional e Comunitária, Supervisora Técnica de CRAS, CREAS e Serviços de Acolhimento em Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Autora do livro: Da Rua para a Cidadania e coautora de Trabalho do Adolescente: Mitos e Dilemas e Adolescências Construídas: uma visão da Psicologia Sócio Histórica.

 

DATA: 30/05/2012
HORÁRIO: 19H00
LOCAL: Câmara Municipal de Santos
Praça Tenente Mauro Batista Miranda, n. 01, Vila Nova, Santos/SP
Realização
Prefeitura Municipal de Santos – Gabinete Vereador Reinaldo Martins
Conselho Regional de Psicologia de S.Paulo
Núcleo Baixada Santista do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade